Você está aqui
Home > CIK FIA > Europeus ao Rubro na Suécia

Europeus ao Rubro na Suécia

 

Sami Taoufik

Os campeonatos europeus que tiveram lugar no circuito de Kristianstad, no passado fim-de-semana, foram particularmente animados e espetaculares. Raramente a conquista dos títulos europeus esteve tão cheia de suspense. As corridas anteriores, o exigente layout do Åsum Ring e ainda as inconstantes condições climáticas deram um sabor único à derradeira competição europeia da temporada, especialmente porque os organizadores suecos deram um enorme contributo para o global sucesso do evento. Os Campeões Europeus CIK-FIA estão agora decididos: Taoufik em OK, Edgar em OK-Junior, Köhler em KZ2 e De Conto em KZ, sendo este o único que já era Campeão à entrada para a derradeira etapa.

O “pequeno mundo do karting” adorou a oportunidade de mais uma vez competir num evento CIK-FIA na Suécia. Os organizadores do Kristianstad Kart Klubb melhoraram ainda as condições do Åsum Ring, de diferentes maneiras, com a grande arquibancada permanente recentemente construída logo após a linha inicial a ser o foco de maior destaque, agora com capacidade para acomodar mais de 500 espectadores. A calorosa recepção e amizade dos organizadores suecos adicionou ainda mais brilho à competição.

A enorme amplitude do traçado de Kristianstad permite aos pilotos optar por linhas bastante originais na tentativa de se superarem  uns aos outros. E é esta possibilidade proporcionada pelo traçado sueco que permite fazer a diferença nestes intensos confrontos. Mas, também a instabilidade atmosférica, com vários períodos de chuva no sábado à tarde e no domingo, acrescentaram vários degraus no patamar de dificuldade, para os organizadores, equipas e pilotos, que chegaram ao respeitável número de 183 para esta etapa.

OK: Taoufik Campeão após a vitória de Kenneally

Lorenzo Travisanutto (Zanardi/Parilla/LeCont) mostrou suas ambições no treino de Qualificação, alcançando o melhor tempo na frente de três pilotos do mesmo nível: Noah Milell (Kosmic/Vortex/LeCont), Pavel Bulantsev (Tony Kart/Vortex/LeCont) e Sami Taoufik (FA Kart/Vortex/LeCont). Durante as várias manches (Heats) já se viram algumas surpresas, com Finlay Jack Kenneally (Tony Kart/Vortex/LeCont) na frente de Milell, Hauger, Bulantsev e Karol Basz (Kosmic/Vortex/LeCont). Alguns candidatos ao título perderam no entretanto algum desempenho. Kenneally confirmou seu retorno à boa forma na Final ao se distanciar dos seus oponentes em pista, numa altura em que esta começava a secar, embora obrigasse ainda ao uso de pneus de chuva. Basz suplantou Hauger na luta pelo segundo lugar, e chegou mesmo muito perto do líder no final, mas Kenneally terminou cinco décimos na frente do piloto polaco, enquanto Travisanutto chegou na 3ª posição na frente de Hauger e Taoufik. Milell desistiu no início da corrida, Hiltbrand um pouco mais tarde, enquanto Theo Pourchaire (Kosmic/ Vortex/LeCont) foi 14º e David Vidales Ajenjo (Tony Kart/Vortex/LeCont) foi 18º, o que lhes retirou quaisquer chances de disputar o Campeonato.

Sami Taoufik (80 pts) foi o vencedor do CIK-FIA Campeonato Europeu OK, o primeiro título deste calibre conquistado por um piloto marroquino. O russo Pavel Bulantsev (67 pts) ocupou o 2º lugar, à frente do italiano Lorenzo Travisanutto (66 pts), depois Basz (63 pts) foi 4º e Kenneally (60 pts) o 5º.

Finlay Jack Kenneally

Júnior: fim de semana vitorioso para Doohan e Edgar leva o título

Jack Doohan (FA Kart/Vortex/Vega) realmente foi um senhor no controlo da situação durante a derradeiracompetição do CIK-FIA Campeonato Europeu Júnior, na Suécia. Tanto rápido quanto muito consistente em todas as condições, o australiano assumiu o controle no final das manches de Qualificação (Heats), graças às suas três vitórias. Enquanto a Final ocorreu numa pista completamente encharcada, Doohan liderou a corrida do início ao fim e ganhou com uma vantagem de mais de 7s, tendo naturalmente sido também o autor da volta mais rápida. O seu companheiro de equipa, Harry Thompson (FA Kart/Vortex/Vega), chamou a si o segundo lugar no pódio, em virtude da penalização atribuída a Jonny Edgar (Exprit/TM Racing/Vega) por ter colocado de forma incorreta a frente do seu conjunto. Com esta penalização, Edgar foi relegado para 4º, atrás do poleman Hugo Sasse (CRG/Parilla/Vega ). Kas Haverkort (CRG/Parilla/Vega) completou os cinco primeiros.

O britânico Jonny Edgar (GBR) foi coroado CIK-FIA Campeão Europeu Júnior, com 113 pontos, seguido em 2º lugar por Harry Thompson (99 pts) e pelo australiano Jack Doohan (71 pts). Hadrien David (67 pts) terminou em 4º e O’Neill Muth (53 pts) foi 5º.

Jack Doohan

Vitória para Hajek na frente de Lammers em KZ

Com o título de CIK-FIA Campeão Europeu KZ já na sua posse, Paolo De Conto (CRG/TM Racing/B’stone) assumiu a estratégia de zero riscos desnecessários em Kristianstad. Marijn Kremers (Birel ART/TM Racing/B’stone) ocupou a liderança durante o treino de Qualificação e, em seguida, nas manches de Qualificação. Mas foi Patrik Hajek (Kosmic/Vortex/ B’stone) quem esteve mais confortável na chuva durante a Final, quando venceu Bas Lammers (Sodi/TM Racing/B’stone), enquanto De Conto se quedava pelo terceiro degrau do pódio.

Nas contas finais do campeonato, o Campeão foi o italiano Paolo De Conto (100 pts), com o checo Patrik Hajek (80 pts) a confirmar o segundo lugar, na frente do holandês Marin Kremers (74 pts) que foi 3º.

Patrik Hajek

Vitória esmagadora para Renaudin na final de KZ2 Final e Köhler vence o Campeonato

A última das três Competições do Campeonato Europeu KZ2 da CIK-FIA não foi isenta de drama. Alessandro Irlando (Sodi/TM Racing/B’stone) era um dos favoritos, mas estava na parte de trás do grid após os treinos de Qualificação, que foram liderados por Tom Leuillet (Sodi/TM/B’stone). Leuillet continuou a dominar nas manches de Qualificação, impondo-se a Riccardo Longhi (Birel ART/ TM Racing/B’stone) e Matteo Vigano (Tony Kart/Vortex/B’stone). A disputa do título estava longe de ser resolvida. A chuva começou a cair quando os pilotos se se preparavam para iniciar a final com pneus slick. O procedimento de corrida não foi interrompido e esta teve início com condições de pista muito escorregadias. Adrien Renaudin (Sodi/TM Racing/B’stone) assumiu a liderança enquanto alguns pilotos perderam o controle dos seus conjuntos. Gaetano Gomes E.S. Di Mauro (CRG/TM Racing/B’stone) atacou Martijn Van Leeuwen (Energy/TM Racing/B’stone) para a 2ª posição. Renaudin continuou a aumentar a distância na liderança da corrida e dobrou um total de 16 pilotos que foram forçados a retornar às boxes. Apesar de ser penalizado em 10s por uma carenagem dianteira incorretamente posicionada, Renaudin venceu a corrida na frente de Gomes E.S. Di Mauro e Van Leeuwen.

Apesar de apenas se classificar na 14ª posição na final, o alemão Leon Köhler (47 pts) foi coroado Campeão Europeu, na frente dos italianos Paolo Ippolito (42 pts) e Alessandro Irlando (42 pts). Vigano (41 pts) e Leuillet (39 pts) fecharam o lote dos cinco primeiros.

Fotos: Oficiais/CIK-KSP

Adrien Renaudin

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top