Você está aqui
Home > CIK FIA > Campeonato CIK-FIA Endurance Este Fim de Semana em Le Mans

Campeonato CIK-FIA Endurance Este Fim de Semana em Le Mans

 

Após o sucesso da 1ª edição do CIK-FIA Campeonato de Endurance, eis que chega no próximo fim-de-semana a segunda edição, novamente a ser disputada em Le Mans.

Com o Automobile Club de l’Ouest mais uma vez por trás da organização deste evento, o sucesso está mais que meio garantido, já que se trata provavelmente do mais notável organizador de eventos de desportos motorizados a nível mundial. A prova realiza-se de 28 de Setembro a 1 de Outubro e faz parte das 24 Horas de Le Mans em Karting. Este ano, com a presença oficial de várias fábricas vai com certeza aumentar de forma substancial a competitividade, o que trará óbvios ganhos ao espetáculo que se vai viver em Le Mans nos próximos dias.

“Depois do sucesso da primeira edição do CIK-FIA Campeonato de Endurance, estou ao mesmo tempo orgulhoso e ansioso de poder dar início às 2017 24 Horas de Karting, na minha condição de ‘starter’ oficial” , disse Kees van de Grint, Vice Presidente da CIK-FIA e um dos principais impulsionadores deste evento. “Espero uma corrida ainda mais competitiva este ano. O empenho de várias equipas oficiais e de alguns fabricantes traz-me muita satisfação e espero que isso seja um polo de motivação para que mais pilotos e equipas se juntem a este evento no futuro. Após os mundiais de KZ, OK e OK Júnior, o CIK-FIA Endurance é para mim o terceiro maior evento da temporada internacional.”

Kees van De Grint, Vice Presidente da CIK-FIA

Em pista vão estar 11 karts de GP1, para medir forças nos 1.384 metros do Le Mans Karting International. Estes conjuntos, bastante eficientes e leves, utilizam os motores da categoria OK. Alguns dos grandes campeões e nomes de peso do karting internacional irão estar em pista neste evento, todos querendo gravar o seu nome no ‘livro’ dos vencedores. Convém não esquecer que vencer o campeonato CIK-FIA Endurance, durante as 24 Horas de Karting de Le Mans traz muita visibilidade dos media e oportunidades comerciais (possíveis apoios).

No que diz respeito aos motores, serão duas as marcas a concentrar as atenções pelo paddock fruto da sua envolvência oficial, a TM Racing prestando apoio ao kart #1 da Sodikart e a IAME, ligada ao #6 da CRG, spa.

Durante as 24 Horas de Karting de Le Mans, três fábricas serão o foco das atenções, trazendo enorme favoritismo em seu redor. A Sodikart (Sodi/TM Racing/LeCont), com Anthony Abasse, Bas Lammers, Alex Irlando e Jake French a dividir o kart #1, desde logo impõe respeito. Abasse é o Vice Campeão do Mundo de KZ em 2017, enquanto Lammers é tricampeão europeu e Irlando venceu a edição 2017 da CIK-FIA International Super Cup de KZ. O americano Jake French não traz títulos junto ao seu nome mas é rotulado de excelente piloto. Adicionalmente, a equipa da Sodikart ainda conta com o apoio da experiente Sarthe RTKF, equipa vencedora da prova em 2016 e que tem mais sete vitorias consecutivas em Le Mans.

A outra equipa que merece especial atenção é a do kart #6, a CRG spa (CRG/Parilla/LeCont). A dividir o volante durante a prova vão estar Paolo Di Conto, que é duplo Campeão do Mundo de KZ, Flavio Camponeschi (Campeão do Mundo de KF1 em 2012) e as duas jovens promessas, o norueguês Dennis Hauger e o britânico Callum Bradshaw.

Os terceiros favoritos são a Energy Corse (Energy/Parilla/LeCont), que colocará em pista o kart #40, para ser entregue ao francês Tony Lavanant, Joel Johansson (Suécia), Martijn van Leeuwen (Holanda) e Marco Signoretti (Canadá).

Se há três equipas que pelo seu estatuto oficial merecem toda a atenção, há mais conjuntos que podem e devem ser considerados aptos a luter pelo pódio, até mesmo pela vitória. Desde logo a #55 Rouen GSK1 (Sodi/Vortex/LeCont), gerida por Nicolas Scelles, com os pilotos Jean Phillippe Guignet, Maxime Bidard, William Godefroid e Gautier Becq. Destaque também para o #24 Center Wintec (Tony Kart/Vortex/Le Cont), com Wilfried Lecarpentier, Bastien Leguey, Victor Compère e Ulysse de Pauw. Há ainda o #50 La Manche Kartmag (Tony Kart/Vortex/LeCont), gerido pelo notável jornalista Jacky Foulatier, com Franck Chappard, Reshad De Gerus e Thomas Mialane, todos eles numa média de 15 anos de idade.

O evento começa amanhã com treinos livres não oficiais, seguindo-se na sexta-feira os trenos livres oficiais, e as quatro qualificações (Q4, Q3, Q2, Q1), para definir a ordem do ‘grid’ de partida. No sábado, a grelha de partida será formada às 14 horas e e a prova tem início uma hora mais tarde, concluindo-se às 15 00 de domingo.

Fotos: Oficiais/CIK/KSP

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top