Você está aqui
Home > Rotax > 1º Campeonato Totalmente Elétrico de Karting Arranca na Alemanha em 2018

1º Campeonato Totalmente Elétrico de Karting Arranca na Alemanha em 2018

 

Jovens talentos do desporto motorizado correm para o futuro, quando arrancar na Alemanha, em 2018, o primeiro campeonato no mundo com karts totalmente elétricos.

Será no seio do Campeonato Alemão de Karting (DKM), que se dará um importante passo em direção ao futuro na temporada de 2018: o primeiro Campeonato Alemão de E-Kart (DEKM), marca um ponto de viragem no desenvolvimento do desporto motorizado, no que diz respeito à sustentabilidade e inovação. Serão cinco etapas, a disputar entre Maio e Setembro de 2018, que irão proporcionar a jovens talentos da Europa a possibilidade de mostrar o seu potencial, participando num campeonato de alta tecnologia, até agora o único deste tipo, em todo o mundo. Esta competição estará debaixo da influência da German Motor Sports Association (DMSB), com pilotos na faixa etária dos 15 anos a estarem aos comandos dos karts elétricos.

“No seio da FIA, nós pretendemos continuar a expandir alternativas na motorização do desporto”, disse o Prof. Burkhard Göschel, Presidente da Comissão para os Campeonatos Elétricos e de Novas Energias da FIA. “É agora na Alemanha que damos luz verde para um futuro elétrico também nas corridas para os jovens talentos”.

Igualdade de Oportunidades Com o Foco na Performance

Os pneus, o peso dos e-karts e os dias de testes, serão fixados antes das corridas para garantir igualdade de condições a todos os pilotos e para estabelecer uma competição sustentável. O e-kart de competição, Rotax THUNDeR acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h, consistindo numa Rotax ePowerpack, num chassis Sodi Sigma DD2 e pneus Vega.

“A BRP-Rotax irá potenciar a melhor experiência possível para pilotos, particularmente através do engenho dos nossos e-karts”, disse Thomas Uhr, Gestor Geral da BRP-Rotax e Vice-Presidente da BRP Powertrain e R&D/Operations Lynx. “Nada afeta o objetivo da velocidade, os pilotos apenas se focarão na travagem e no momento de acelerar à saída das curvas. Trata-se de competição a sério, moderna e totalmente livre de emissões. Estamos ansiosos de iniciar a nossa cooperação com parceiros de prestígio, como a FIA, Porsche e DMSB”.

Com o Apoio da Porsche Motorsport

A Porsche Motorsport vai apoiar o melhor piloto do Campeonato Alemão de E-Kart no ano seguinte, através de uma série de programas de treino. “Nós somos pioneiros no campo da competição elétrica”, disse o Dr. Frank-Steffen Walliser, Diretor da Porsche Motorsport. “Por isso, é apenas uma consequência apoiarmos os jovens talentos nas camadas de iniciação. O DEKM representa para nós uma oportunidade para o fazermos com direção ao futuro.

Apoiar jovens talentos tem sido uma longa tradição na Porsche Motorsport e isso já nos permitiu produzir muitos pilotos profissionais e campeões do mundo. Por isso, estamos muito satisfeitos por transmitir o nosso ‘know-how’ à próxima geração de talentos para o desporto motorizado”.

A DEKRA também irá estar ‘atenta’ a esta competição, visto que o DEKM é um excelente projeto para demonstrar e contribuir para uma segura mobilidade elétrica, ao mesmo tempo contribuindo para o apoio a jovens talentos no desporto motorizado.

Outra dos grandes nomes que se associa ao DEKM é a Deutsche Post, que tem estado envolvida no apoio ao DTM e Fórmula E. Esta organização inclusive criou a Speed Academy, que apoia jovens talentos no desporto motorizado. A Deutsche Post irá convidar os vencedores do DEKM para numa entrevista os apresentar ao júri da Speed Academy, programa que já supervisionou talentos como, Pascal Wehrlein, Marco Wittmann, Daniel Abt e René Rast, através de ‘coaches’ e jurados do calibre de Timo Glöck, Jens Marquardt, Norbert Haug e Kai Ebel.

Fotos: Rotax

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top